sexta-feira, 11 de março de 2011

Tecnologias - O conceito

As tecnologias contemporâneas têm modificado amplamente os modos de viver da humanidade. Milton Santos (2001) salienta que a grande maioria dos indivíduos que transita no contexto social percebe que está diante de mudanças profundas e constantes. Atualmente essas mudanças estão ainda mais intensas, pois as tecnologias que estão sendo desenvolvidas são mais acessíveis, feitas para serem manuseadas e utilizadas nas situações corriqueiras, ou seja, elas adentram em nosso cotidiano e até em nossa subjetividade, diferente das tecnologias desenvolvidas no contexto da revolução industrial. McLuhan (1971) concebia as tecnologias como extensões do homem. A ferramenta, por exemplo, era o prolongamento das mãos. A roda, o dos pés. O computador, para o canadense, seria a extensão do sistema nervoso central. Ações cerebrais são potencializadas através do sistema complexo de combinação, armazenagem e difusão de bits veiculados pelos suportes da informática. Quando a humanidade chega ao surgimento da linguagem digital “[...] o suporte da informação torna-se infinitamente leve, móvel, maleável, inquebrável”. (Lévy 1993, p. 102). A digitalização de qualquer tipo de dados permite que as informações se reproduzam, circulem, modifiquem-se e se atualizem com uma enorme velocidade.

As TIC, baseadas na linguagem digital, potencializaram uma comunicação na qual não há apenas um pólo irradiador, mas uma gama cada vez maior de informações geradas e divulgadas advindas das mais variadas partes do mundo, numa imagem que pode ser muito bem representada a partir da própria expressão “rede” (CASTELLS, 1999), diante da quantidade de informações, de pólos irradiadores e receptores que se cruzam e formam verdadeiras redes de informações.

O ato de educar é um ato essencialmente comunicativo, e se o polo de emissão e recepção foram totalmente alterados com a nova configuração de comunicação e informação que estamos imersos, os educadores precisam refletir sobre as questões que envolvem a COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA.
Um dos grandes desafios contemporâneos que está diante dos educadores é de que maneira poderemos lançar mão dos elementos tecnológicos para agregar valor aos processos práticos de ensino e aprendizagem.



CONVIDO VOCÊS A REFLETIREM... O QUE FAZER PARA IMPLEMENTAR INOVAÇÕES E APROVEITAR AS POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS PARA INFLUENCIAR AS METODOLOGIAS???

7 comentários:

  1. Tive a oportunidade de ver este vídeo em outras ocasiões que me proporcionou várias reflexões sobre a utilização das tecnologias nas escolas.Pude perceber que não é necessário apenas implantá-las e sim fazer bom uso delas, no que diz respeito a dar significado destes instrumentos no processo de ensino-aprendizagem, bem como o professor e educadores em geral, disponibilizar-se a se reconhecer enquanto etrno aprendiz e, humildemente entender que é necessario qualificar-se para atender às espectativas de seus alunos, passando a entender o real significado e a real utilidade das ferramentas oferecidas.Por esse motivo, o educador deve ser pesquisador ativo no uso das novas linguagens da comunicação, tornando-se um profissional eficaz e eficiente naquilo que faz.
    Agradecida pela oportunidade da contribuição!

    ResponderExcluir
  2. Podemos verificar que temos as tecnologias em nossa volta como é o caso dessa escola que tem no vídeo, tem a metodologia mais não tem a didática inovadora, ou que fazer?
    Podemos mudar a didática para melhor, utilizando essa tecnologia através da realidade do educando com suas experiências, propor jogos, música, poesia, brincadeira e distribuir alguns doces para que o aluno se sinta bem e tenha uma aula prazerosa por que não fazer isso?
    Segundo D Ambrósio, os professores valorizam muito o pensamento formal, têm hesitação e medo de se libertar.
    Vamos então procurar acrescentar as nossas metodologias com algo novo para melhorar o aprendizado do educando e oferecer uma aula gratificante.

    Um abraço a todos os leitores.

    ResponderExcluir
  3. Vendo este video,percebir o quanto as tecnologias nos propociona aulas prazerosas e bastantes participativas.Devemos andar juntas,
    pois para nós é nescessário o manuseio das mesmas.Eu estou me esforçando,pois ainda tenho tido dificuldade,preciso urgente mudar esta realidade.

    ResponderExcluir
  4. Assistindo este video,percebir a importância que
    as tecnologias nos propociona,diante desta percebção creio eu que não poderemos ficar para
    trás,apesar das minhas dificuldades estou procurando aprender cada dia mais,preciso mudar
    esta realidade urgente.

    ResponderExcluir
  5. CLAUDIA DISSE:
    E MUITO BOM AS AULAS DE TECNOLOGIA QUERO APRENDER PARA PERDER O MEDO.

    ResponderExcluir
  6. claudia disse:
    vai ter um tempo que nos nao vamos mais usar papel ,mais sim a tecnalogia

    ResponderExcluir
  7. Novas tecnologias com velhas metodologias não funciona na prática. Acredito que está diante de nós educadores um grande desafio de não só conhecer o aparelho e saber manuseá-lo, mas também de desenvolver material didático criativo útil e eficiente. O professor tem que está atento aos avanços, e ser um eterno PESQUISADOR.

    ResponderExcluir

É muito interessante que você expresse a sua opinião e compreensão sobre o que estamos discutindo. Como não temos muito tempo, a proposta do blog é aprofundar-mos as discursões e permitir o diálogo para além da sala de aula. Vamos COMENTAR??