quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DIFERENÇA DE GERAÇÕES... GERAM DIFERENÇAS NO MERCADO DE TRABALHO E NA EDUCAÇÃO



Em nosso encontro de hoje, fizemos um paralelo com as características dos alunos do passado e dos alunos do presente. Fizemos reflexões sobre as características que diferenciam esses sujeitos...

Disponibilizamos o vídeo acima, para instigar as reflexões sobre as diferenças existentes entre as gerações.

Quando observamos as gerações no trabalho e em ações corriqueiras da vida não atentamos para o fato de que as pessoas tem modelos mentais diferentes, cabeças diferentes, histórias diferentes e foram fruto de percursos formativos e educacionais diferentes.

QUE TAL REFLETIRMOS SOBRE AS NOSSAS HISTÓRIAS?? Convidamos vocês a registrarem o percurso de formação de vocês. Quais foram os elementos que marcaram as suas vidas?

9 comentários:

  1. Olá,caro leitor ! Hoje mesmo estava conversando com uma pessoa, falando justamente sobre a educação de antes e desta geração. como mundou ou será que as pessoas que mudaram ?
    A minha história é : fui criada com muito regime, ou cuidado demais não sei bem o certo, sei que não podia brincar com meninos, e quando tive minha primeira televisão foi com 14 anos, e o DVD acho que já estava com meus 16 anos. Existia muitas regras que não poderia ser rompidas, hoje estamos em uma geração avancada com tecnologias. me lembro quando estava assistindo com minha filha era um dia de domingo e ela disse: mamãe entra no site da Eliana, eu perguntei, o que é site ? ela disse: é : www.eliana.com.br, ai a senhora entra e se candidata para procurar um namorado. Eu naquele momento parei para refletir quanto estou atrasada em relação a tecnologia. ai vem a pergunta: Que caminho o educador deve pecorrer para vencer o medo da tecnologia ?
    Acredito que enfrentar as dificuldades e os desafios é um bom começo, como assim ? conhecer, fazer, ser, realmente esse educador e aprender a conviver com os conflitos, é os quatro pilares da educação.
    Temos que sempre estar renovando e pensar como Socrates nesta frase: "O que sei é que nada sei".
    Estamos nos avanços tecnologicos e vamos avançar porque se não, como ensinar essa nova geração ?
    Atenciosamente: Tabita Reis (Facesa)

    ResponderExcluir
  2. Oi TAbita...
    Interessante as suas reflexões. Realmente estamos diante de um grande desafio. Educar uma geração que está impregnada de informação, o desafio é justamente instigar a imaginação a criatividade e arriscar-se diante do não saber.
    Vamos continuar o nosso diálogo e as nossas reflexões.

    ResponderExcluir
  3. Muito interesante a aula poder compartilhar e aprender com os colegas e o video tecnologia ou metodologia, realmente o que é importante é a sua didatica. cada Educador faz a sua. Um abraço! Tabita

    ResponderExcluir
  4. TAbita...
    Comente a aula e o vídeo no local onde o vídeo está.

    As suas considerações foram muito pertinentes. Vamos continuar o diálogo.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Este vídeo nos faz refletir sobre a postura do educador perante essas mudanças tecnologicas necessarias ao desenvolvimento social sendo usadas como "apoio" em sala de aula ou fora dela.Só nos leva a crer que precisamos a todo instante estarmos conectados a essas tranformações, pois são altamente influenciavéis na relação professor-aluno, dando significado à aprendizagem.Recordo-me o quanto era dificil no tempo em que estava na escola, ter acesso aos subsidios tecnologicos(computador,etc), pois os meus professores não compreendiam a sua importância no processo de ensino-aprendizagem, e que hoje, eu educadora, devo tomar esse exemplo como superado e dispor-me a aprender, a me qualificar, para que possa obter sucesso na minha prática docente.Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Este video nos faz entender o quanto precisamos pesquisar e estarmos revendo a nossa pratica docente. Recordo que no meu tempo se ouvia falar muito em tecnologia, porem não pudiamos desfrutar dela, e talvez isso reflita negativamente hoje na vida de muitos educadores. Logo devemos pensar na nossa pratica e pensar no futuro dos nossos educandos. Um abraço Laila

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ednai ribeiro
    site:wwww.Discovery Kids.com
    Escolhemos o jogo do site Discovery Kids.
    Nome do jogo:De onde vem.
    Percebemos que este jogo é ideal para a educação infantil, onde se trabalha as ciências naturais que é a compreensão da origem de cada produto apresentado.
    Trabalha também, a coordenação motora, percepção e leitura de imagem.
    A criança em observação, analisa o critério do jogo pela maneira de jogar.

    ResponderExcluir
  9. claudia disse:
    jogo escolhido:somar
    No jogo somar a criança aprende a contar, e reconhece os numeros usando o seu raciocinio logico.

    ResponderExcluir

É muito interessante que você expresse a sua opinião e compreensão sobre o que estamos discutindo. Como não temos muito tempo, a proposta do blog é aprofundar-mos as discursões e permitir o diálogo para além da sala de aula. Vamos COMENTAR??