quinta-feira, 17 de março de 2011

Nessa aula sobre os jogos tivemos a oportunidade de vivenciar o potencial de "ensinagem" da criança.

Nessa aula sobre os jogos tivemos a oportunidade de vivenciar o potencial de "ensinagem" da criança de 5 anos, teoricamente não alfabetizada.
O que vocês perceberam no comportamento da criança? Deu pra perceber como a aprendizagem por meio dos jogos acontece de maneira lúdica, atraente e interessante?Alguém quer fazer reflexões acerca dessa questão?? Aqui o COMENTÁRIO é opcional..rsrs


9 comentários:

  1. É prazeroso,receber uma criança com apenas 5 anos. Aprendir muito com o Isaque e acredito que ele comigo também ensinei um jogo para Ele super legal, A caça ao tesouro. Foi muito divertido e pude perceber o quanto temos que estar preparado para receber essas crianças que já tem o conhecimento além de nós, temos que realmente estar atualizado costantemente e buscar novos saberes tecnológicos.

    ResponderExcluir
  2. É impressionante como uma criança com pouca idade sabe utilizar melhor o computador e suas ferramentas melhor que um adulto e educador.Mas é assim que tem que ser.Nós educadores aprendemos com nossos pequeninos e reaprendemos a ensiná-los.Com satisfação recebemos Issac e com esta mesma satisfação devemos apreender os novos conhecimentos e ultrapassar barreiras sempre!

    ResponderExcluir
  3. É interessante como uma criança de apenas 5 anos sabe utilizar melhor o computador e suas ferramentas do que um adulto! Mas é assim mesmo.N´s aprendemos com nossos pequeninos e reaprendemos a ensinar de forma diversificada e inovadora, nos tornando pesquisadores e questionadores de nossas práticas, sendo "obrigados" a nos qualificar.

    ResponderExcluir
  4. Foi muito legal vivenciar uma criança de 5 anos ainda não alfabetizada conseguir manuseiar o computador através de códigos e imagens é mesmo fantástico. Nas escolas que trabalhei há um orientador especifico para a aula de informática e não tinha a oportunidade de trabalhar com as crianças.Considero após vivenciar essa aula a tecnologia da informatica indispensável para o educador. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Achei lindo Isaac nos ensinando,só a satisfação
    dele e a dedicação foi legal.
    Comentei em casa com meus filhos e meu esposo,a
    alegria que ele estava,indo de mesa em mesa dando as dicas através dos jogos,que Deus conti-
    nue abençoando pois o futuro dele será brilhante.
    Bjs.Issac

    ResponderExcluir
  6. Issac é um incentivo para os educadores que pensam ser tão difícil aprender a navegar nesse mundo virtual, se uma criança de 5 anos tem essa tamanha ousadia, vamos seguir o exemplo, determinação sempre, mãos no mouse e teclado colegas. Boa Sorte!!!

    Bjks pra todos.

    ResponderExcluir
  7. O que eu pude perceber no comportamento de Isaque e de muitas crianças do meu convívio, é que elas não tem medo das novas tecnologias, são abertas a aprendizagem, são curiosas e cheias de entusiasmo. Aquilo que pra nós é novo, para as crianças não é.A aprendizagem por meio de jogos de forma lúdica, atrai a atenção das crianças e é muito eficaz para a aquisição do conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. Discovery Kids Brasil é um site muito interessante, além de educativo criativo e interativo. Eu escolhi o Labirinto Perguntador porque nele a criança pode trabalhar com as cores, sentido de direção usando as setas de direção, coordenação motora (mouse)contagem, noção do alfabeto, raciocínio lógico e o conhecimento prévio.

    http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/numeros_e_letras/nivel_avancado/labirinto_preguntador/

    ResponderExcluir
  9. MICHELLE COSTA FACESA TURMA 1225 de junho de 2011 às 18:09

    A TECNOLOGIA HOJE E UMAS DAS FERAMENTAS MUITO IMPORTANTE PARA APRENDIZAGEM AS CRIANÇAS AINDA NÃO SABEI NE LER MAIS JA SABEI MEXE COM OS COMPUTADORES, CELULAR , JOGOS DE INTERNET, ORKUT E AS CRIANÇAS ESTA MUITO MAIS ATENTA AS TECNOLOGIAS.

    ResponderExcluir

É muito interessante que você expresse a sua opinião e compreensão sobre o que estamos discutindo. Como não temos muito tempo, a proposta do blog é aprofundar-mos as discursões e permitir o diálogo para além da sala de aula. Vamos COMENTAR??