quinta-feira, 28 de abril de 2011

A utilização do vídeo em sala de aula e a A importância do Mestre na vida do aprendiz


Caro (a) Educando (a),

Você irá assistir ao filme “Matrix”.

Esse é um filme ambientando ao mesmo tempo no futuro e no presente. Pode parecer confuso, mas tudo se explica quando sabemos que a história envolve um cérebro do computador. Para ser mais objetivo, um hacker mesmo. Que descobre que a realidade virtual guarda mais mistérios do que se possa imaginar.

Dentre as temáticas abordadas no filme destacaremos a importância do Mestre na vida do aprendiz. O nosso olhar estará focado em um momento determinante em todo o filme "Matrix": Morpheus (Laurence Fishburn) encontra-se com Neo (Keanu Reaves) para lhe explicar que o mundo no qual vive não é o mundo real e verdadeiro. Os humanos são meros escravos de um poderoso sistema de computadores designado Matrix que controla a mente humana. Morpheus dá a possibilidade a Neo de escolher entre tomar a pílula azul ou a vermelha.

Tomando a azul, Neo voltará à sua ilusória e superficial vida; se optar pela pílula vermelha, conhecerá a verdade que está por detrás do mundo que julga ser real. Neo arrisca e opta pela pílula vermelha, conhecendo, finalmente, a complexa verdade por detrás do seu mundo de aparências. A partir deste simples enunciado entre a dicotomia do mundo real e do mundo ilusório ou aparente, levantam-se muitas leituras filosóficas, sociais e antropológicas. Estas pílulas representam, também, uma metáfora da condição humana: o homem que se resigna de forma dogmática e aceita passivamente tudo o que existe à sua volta ou o homem que deseja libertar-se e conhecer a verdade absoluta das coisas e o acesso ao conhecimento?

Essa libertação está vinculada também a questão do acesso ao conhecimento. Nas teorias tradicionais e clássicas da educação (pílula Azul) o saber dogmático não permitia a reflexão do sujeito sobre as situações cotidianas e sobre a própria aprendizagem. Nas perspectivas inovadoras e progressistas da educação (pílula Vermelha) e ilustrada por algumas situações vivenciadas por Morpheus e Neo, A Matrix é utilizada para ilustrar o papel do professor na construção de uma educação que valorize os sujeitos envolvidos (educador e educando), que permita vivenciar os pressupostos defendidos na pedagogia da Autonomia defendida por Paulo Freire.
Vamos assistir e COMENTAR??!!

Um comentário:

  1. Andréa Rios - FACESA17 de maio de 2011 às 12:33

    O filme retrata a descoberta de uma realidade paralela à que vivemos fisicamente, regida por um programa de computador chamado MATRIX.
    Conhecendo a dimensão MATRIX ao tomar a pílula vermelha, Neo abre à sua frente uma porta para possibilidades nunca antes vislumbradas. A pílula vermelha, analogamente, representa a chave necessária ao seu ingresso e compreensão do mundo à sua volta de forma mais subjetiva e sintonizada com seus próprios conceitos.
    Neo, então, se liberta das ideias preconcebidas e ideologias "engessadas" pela falta de estímulo ou mesmo pela acomodação dos homens ante às mais variadas circunstâncias da vida.
    Historicamente podemos comparar a passagem de Neo à dimensão MATRIX à transformação do homem ao longo dos séculos.
    Até o seculo XVI o homem era visto como um mero observador do mundo a sua volta. Pouco interferia nas tomadas de decisões em suas regiões, deixando a cargo da Igreja (TEOCENTRISMO) e dos governantes, as rédeas na condução de seu futuro.
    Em meados do século XVII o homem começa a despertar para a produção científica, isto é, para a importância de sua contribuição para a mudança de uma realidade não muito agradável até então. O ANTROPOCENTRISMO vem ascender o homem como a mais importante "ferramenta" de construção do conhecimento.
    O ILUMINISMO e sua Revolução Científica abre os olhos do homem para sua produção e de que forma todos podem se organizar em prol de um interesse comum.
    Passa-se, então, da situação de oprimido e resignado à condição de desafiador e curioso.
    Ávido por esclarecimentos, o ser humano, cada vez mais, vem dando provas de que seus conhecimentos são capazes de mudar de forma determinante a realidade. Seja na medicina, na construção civil ou no ensino, percebemos a evolução da ideologia beseada em testes e pesquisas até, finalmente, transformar-se em teorias fundamentadas. É pena que no campo da política, desde a Grécia antiga e sua contribuição à formação da democracia ocidental, não percebamos, no Brasil, grandes evoluções que tragam ao homem, como SER COLETIVO, os benefícios de uma sociedade civil bem organizada e interessada no bem comum.

    ResponderExcluir

É muito interessante que você expresse a sua opinião e compreensão sobre o que estamos discutindo. Como não temos muito tempo, a proposta do blog é aprofundar-mos as discursões e permitir o diálogo para além da sala de aula. Vamos COMENTAR??